Apostar em produtos personalizados tem sido mais do que uma estratégia de marketing, mas sobretudo, uma ferramenta fundamental para alimentar e nutrir o relacionamento entre empresa e público.

Este guia produzido por nós, tem exatamente o intuito de mostrar a você, o quanto investir neste setor pode impactar positivamente seus negócios, abordando desde a origem desta tendência, até a inserção das novas tecnologias.

Além disso, mostraremos as facilidades proporcionadas por uma gráfica digital, por meio dos serviços sob demanda, bem como quais os produtos mais vendidos neste setor e como se dá a produção dos mesmos.

Acompanhe, a seguir, tudo o que você precisa saber para investir em produtos personalizados.

Como os produtos personalizados surgiram?

Podemos dizer que a origem dos brindes está atrelada à necessidade que surgiu, em agradar e mostrar a determinado público, o quanto ele é especial.

É uma forma de demonstrar gentileza e, ao mesmo tempo, estabelecer um link, ligando a empresa e o público-alvo, o qual o produto é direcionado.

Quanto a sua história, há indícios de que os primeiros produtos personalizados surgiram no século XIX. Em determinado período, algumas empresas começaram a distribuir calendários personalizados.

Porém, o conceito mercadológico e de marketing, que atribuiu o nome de “brinde” para os produtos utilizados para presentear as pessoas, acontece exatamente na ocasião da distribuição de bottons, durante a eleição de George Washington, nos Estados Unidos, em 1798.

Desde então, os chamados “presentes corporativos” passam a ser uma tônica. O então vanguardista Jasper Meeks, aconselha uma livraria norte americana a produzir sacolas personalizadas, com a logomarca da empresa e contato.

Desta forma, sempre que o cliente adquiria algo na livraria, teria aquela lembrança da marca, o contato e além disso, fazia propaganda do local.

Outro nome histórico para a personalização de produtos foi Henry Beach. Percebendo que havia uma lacuna no mercado, teve a ideia de um negócio inovador: efetuar impressões de logomarcas em outros materiais e objetos, como cartões, os já populares calendários, bonés, entre outros.

Surge então, em 1904, a Associação de Produtos Promocionais, que contava então com 12 fabricantes de produtos personalizados e hoje possui cerca de 11 000 membros ao redor do mundo.

O grande ápice dos produtos promocionais se dá nos anos 70. O mercado corporativo percebeu o quanto era importante promover a identidade visual de seus serviços e produtos, através da oferta de brindes. O setor gráfico teve um salto elevado com isso, e praticamente todas as empresas passaram a investir na produção dentro deste segmento.

A revolução das gráficas digitais

O advento das gráficas digitais trouxe ao universo dos produtos personalizados e para o mercado de impressão em geral, uma verdadeira revolução tecnológica.

Antes de tudo, o que é mesmo uma gráfica digital?

Também conhecida como gráfica rápida, a gráfica digital aposta na variedade de diferentes equipamentos/impressoras.

Similar ao sistema de impressão de escritórios ou residências, um dos diferenciais de uma gráfica digital é que as impressoras costumam ser máquinas maiores e também com capacidade de produção muito mais elevada do que aquela de uma máquina “caseira”, por exemplo.

Além disso, as infinitas possibilidades de acabamentos e uso de materiais variados para a impressão, fora a agilidade no processo e a alternativa de se imprimir qualquer produto sob demanda, ou seja, não há limite mínimo para a impressão, favorecem as necessidades do mercado e do público em geral.

O prazo de produção é mais uma vantagem que as gráficas digitais trouxeram para o setor, sobretudo em comparação a sistemas clássicos de impressão, como offset, por exemplo.

Minimizar os custos para produzir brindes e materiais promocionais diversos, impressão com qualidade superior, a possiblidade de se investir na impressão dos mais variados tamanhos de gramaturas, sem contar com o fator extremamente benéfico de, além de tudo, poder imprimir Dados Variáveis (Variable Data Printing – VDP), como por exemplo, nomes, fotos, códigos de barras, QRCodes, textos, e tudo o que torna algo extremamente único e personalizado, são as heranças do método da impressão digital, para este superaquecido mercado, o qual estamos inseridos.

A importância do serviço sob demanda

Você sabe o que é um serviço sob demanda e qual a sua importância?

Fazendo um recorte focado ao serviço de Impressão sob demanda, muito conhecido também pela sigla POD (Print on demand), se trata de um modelo de negócio que implica em executar a impressão, somente quando você necessita, em tiragens que estejam exatamente alinhadas às suas necessidades.

Tempos atrás, era comum uma empresa solicitar o serviço de impressão, e, devido ao alto volume de material, pré-definido pela gráfica, ter o acúmulo do mesmo.

A desvantagem neste sentido, era a de, por exemplo, ter pilhas de calendários do ano passado, informações desatualizadas nos impressos, dentre outros problemas, que não ocorreriam, se houvesse a opção sob demanda, não é mesmo?

Um exemplo bem comum atualmente, que revela a necessidade deste serviço, é  nicho de mercado de atividades alimentícias gourmet, como é o caso das cervejas artesanais e cafés especiais.

Antigamente, havia um número mínimo de impressões, que a empresa poderia encomendar para uma gráfica. Para que o preço não ficasse extremamente alto, saia mais em conta, imprimir no sistema offset, uma demanda muito elevada de rótulos de cerveja artesanal, por exemplo.

Hoje, é possível por meio de valores  muito em em conta e melhor relação custo X benefício, solicitar a impressão até mesmo de um único rótulo.

Este serviço é importante pois dá a chance par pequenos empreendedores também adentrarem ao mercado, dando aparência mais profissional aos seus produtos.

Até mesmo para presentear os clientes, com uma cerveja de tiragem limitada, ou com rótulo personalizado com a própria foto do cliente, se trata de uma opção barata e extremamente vantajosa quem empreende.

Economia e personalização, com rapidez e agilidade, é mais um benefício obtido com os brindes customizados e com os serviços sob demanda, oferecidos por uma gráfica digital.

Como funciona a produção de produtos personalizados?

A produção de materiais personalizados é imprescindível para dar ênfase à sua marca, empresa, serviço e produto, e isto fica evidente a cada dia. No entanto, muitos empreendedores nutrem dúvidas relacionadas ao serviço e desconhecem como funciona a produção de produtos personalizados.

O primeiro passo, via de regra, é ter em mente, qual será o produto (ou produtos) que serão produzidos.

De calendários até agendas, passando por bottons e todo tipo de materiais possíveis, há uma extensa gama de opções que sua marca ou empresa poderá investir.

Desta forma, supondo que você irá apostar na produção de agendas como brindes personalizados, é importante fazer uma pesquisa de mercado, conhecendo exatamente qual seu público, as preferências e suas necessidades, etc.

A ajuda de um profissional da área criativa, como um designer, capaz de elaborar o formato, estilo, e tendência deste material que será produzido com a identidade visual da empresa, é também item de primeira necessidade.

Se você quer se destacar dos concorrentes, é importante levar em conta este detalhe, e investir na criação e na estética do produto personalizado.

Leve em conta não somente o fator preço, mas em especial, o custo X benefício, a qualidade da impressão, a reputação de gráfica digital escolhida, a quantidade de produtos, o tipo de acabamento, o tempo de entrega, e demais fatores.

Criado o material, é chegado o momento de solicitar um orçamento e enviar o arquivo do produto e aguardar que ele seja entregue.

Por que investir em produtos personalizados?

Há muitos benefícios e vantagens que podem ser apresentados, como fortíssimos argumentos para que uma empresa, independente do seu tamanho ou alcance, invista na produção de brindes corporativos.

Desde eventos específicos, que se configuram em ótimas oportunidades de negócios, até a questão de um mercado sempre aquecido e com demanda constante por novidades, apostando na melhor relação entre as empresas e seus clientes, os produtos personalizados são inegavelmente, essenciais para uma empresa que busca se manter em alta ou reconhecimento.

Fato é que o empreendedor que aposta neste mercado, só tem a ganhar, ainda mais se contar com o suporte de uma gráfica digital referência no setor.

Veja algumas vantagens de investir neste setor (só algumas, pois são praticamente infinitas e não caberiam neste espaço):

  • Empatia

Presentear seu público com um produto que é “a cara dele”, contribui para sua empresa, sob vários aspectos. Além de despertar o gatilho da reciprocidade (o cliente sentirá a necessidade de ser gentil com a marca, o que irá certamente, retornar em forma de novas vendas, engajamento em redes sociais, etc.), o cliente terá a sensação clara de que a marca se preocupa com ele.

  • Divulgação gratuita

Você conquista o carinho do cliente, e ainda por cima, tem a divulgação grátis de seu negócio, uma vez que com a logomarca da empresa no produto (sacola, caderno, calendário, caneta, etc.), a empresa é divulgada em uma infinidade de locais, por onde este cliente se locomover (do transporte público, até faculdades, ambiente de trabalho, etc.).

  • Baixo custo de investimento

Além de ser muito acessível, investir em brindes promocionais personalizados dá um retorno extraordinário. É uma estratégia de marketing barata e eficaz, onde a relação custo X benefício está entre as mais relevantes de todo o mercado.

Quais são os produtos personalizados mais vendidos?

Muitos são os produtos personalizados que estão entre as tendências de consumo. Facilitando a vida das pessoas e presentes em seu dia a dia, é importante que sua empresa esteja de olho neste cenário, para que acerte em cheio na escolha de qual destes materiais é interessante investir.

Selecionamos, a seguir, algumas sugestões dentre os produtos que tem feito mais sucesso perante o público, confiram:

  • Etiqueta adesiva personalizada
  • Agenda personalizada
  • Caderno personalizado para namorados e casamento
  • Rótulos adesivos personalizados
  • Material gráfico para eventos e convenções
  • Materiais para PDV
  • Cartazes decorativos
  • Canecas
  • Canetas
  • Caderno Capa Dura Personalizado
  • Agenda Capa D
  • ura Personalizada
  • Books de Fotos Capa Dura Personalizado
  • Revistas, Catálogos e Blocos
  • Pastas
  • Sacolas, e muitas outras opções!

Para escolher em qual investir, como foi mencionado anteriormente, atente-se às necessidades de seu público, e leve em conta também, o setor de atuação de sua empresa. Procure não investir somente em um item, mas em vários outros.

Desta forma, seu leque de opções fica mais variado, e seu alcance e retorno, muito maiores.

Há aqueles produtos promocionais que possuem valor de investimento menor e retorno muito maior, faça um estudo acerca do mercado para acertar sempre na escolha mais adequada, ok?

E se você procura por uma gráfica digital que esteja atenta a fatores como qualidade, comprometimento com prazos, que supra suas necessidades especificas de demanda, e que acima dê tudo, ajude você a esclarecer dúvidas, prestando todo o suporte necessário, em Minas Gerais você poderá contar com o trabalho impecável da Gráfica Digital BGD.

Há anos sendo apontada como referência no ramo de gráfica rápida e gráfica digital, a BGD possui toda a tecnologia e infraestrutura para atender empresas de todos os tamanhos e demandas de todas as necessidades.

Solicite agora mesmo um orçamento e conheça de perto, nosso método eficaz de trabalho e impressão, pautado na plena satisfação de seus clientes, com a qualidade indiscutível de seus produtos e impressos.

Acesse nosso site, fale com nossos atendentes e destaque-se no cenário empreendedor, investindo na produção de brindes promocionais que tocarão diretamente no coração das pessoas e levarão a mensagem da sua empresa e negócio, aos 4 cantos deste imenso país.

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